Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Incêndios Classe B
Um incêndio de Classe B é aquele no qual o combustível do incêndio, ou seja, o que está pegando fogo, é um material inflamável líquido ou gasoso.
São exemplos de materiais inflamáveis líquidos a gasolina, álcool, diesel, querosene, óleos e até mesmo sólidos inflamáveis que sofram liquefação (derretam), como por exemplo a parafina. O material inflamável também pode ser gasoso, como é o caso do GLP (Gás Líquido de Petróleo).
Geralmente este tipo de incêndio ocorre por vazamento de líquidos ou gases inflamáveis ou por seu armazenamento incorreto e costuma ser especialmente perigoso por sua velocidade e intensidade, já que o material que está pegando fogo libera energia e calor, potencializando o evento.
A melhor forma de combater um incêndio Classe B é com agentes extintores líquidos ou em pó que suprimem o fogo removendo o oxigênio necessário para a sua sustentação.
Entre eles, o mais comum é a espuma de combate a incêndio, que cria uma camada protetora entre o material e o ambiente, abafando o fogo e cortando seu suprimento de oxigênio.
Se você se deparar com este tipo de incêndio, deve procurar por um extintor de pó químico, de gás carbônico ou de espuma mecânica, apto para incêndios da Classe B. Esta informação está bem visível na etiqueta do extintor, a letra “B” pode ser facilmente identificada.
É possível que na etiqueta do extintor conste mais de uma letra. Muitos extintores são adequados para apagar diversos tipos de incêndio, então, é possível que conste em suas etiquetas informações como “Pó químico BC”. Isso significa que ele pode ser utilizado tanto para incêndios de Classe B como para incêndios da Classe C.
É terminantemente proibido usar um extintor de água (aquele para incêndios de Classe A) em incêndios de Classe B, pois além de não apagar o fogo, ele vai ajudar a espalhá-lo ainda mais.
Além do extintor, existem outras formas de combate a incêndios de Classe B, muitas delas automatizadas, que não dependem da ação humana. Se quiser saber um pouco mais sobre estas opções, entre em contato conosco!