Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Segurança no Combate a Incêndios de Classe B com Espuma
Agora que já explicamos o que é o Sistema de Combate a Incêndios da Classe B com Espuma, vamos entender como adquirir e utilizar este sistema de forma segura, correta e eficaz.
Os cuidados devem começar com a escolha do equipamento. Algumas especificações que sempre devem ser verificadas na sua aquisição:
- Verificar se o produto possui as aprovações necessárias para atendimento ao tipo de risco;
- Observar se a dosagem é compatível com o risco e com o sistema de proporcionamento;
- Assegurar-se de que o produto será abrigado em tanques especialmente construídos para essa finalidade ou armazenado em suas embalagens originais;
- Checar se o produto está armazenado de acordo com as especificações do fabricante com relação ao empilhamento e faixa de temperatura;
- Escolher sempre um produto que seja compatível para operar com a água do sistema (doce ou salgada).
Todos estes critérios devem ser observados no momento da aquisição do produto, pois a falha em apenas um deles é capaz de comprometer a segurança e eficácia do produto.
Os cuidados na aquisição são o primeiro passo. Mesmo depois de implementado da forma correta, o sistema ainda requer cuidados de manutenção.
Ele deve ser testado periodicamente para verificar sua eficácia, de acordo com a NBR 15-511. A rotina de testes deve seguir o critério abaixo:
A ABNT NBR 15511 também estabelece que os ensaios devem ser realizados por laboratório competente conforme Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, ou seja, por laboratório independente e credenciado, sem a intervenção do fabricante.
Não descuide das normas de segurança e dos requisitos básicos, tanto na aquisição como na manutenção do seu sistema de combate a incêndios, estas regras podem salvar vidas.
Agora que já entendemos o que é o sistema e as especificações e normas que devem ser respeitadas para o bom funcionamento do produto, vamos aprender, no próximo texto, sobre os diferentes tipos de LGE e suas diferentes utilidades.