Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Incêndios Classe A
Já vimos aqui que existem diferentes tipos de incêndio e que cada um deles deve ser combatido de diferentes formas.
Também aprendemos que, quando falamos em combate ao fogo, a primeira pergunta que você deve se fazer é: “O que está queimando? O que está alimentando esse fogo?”. Aquilo que está alimentando o fogo determinará qual é a melhor forma de extingui-lo.
Agora vamos entender um pouco mais sobre cada tipo de incêndio, em uma sequência de textos que vão te informar sobre as melhores formas de extinguir qualquer chama.
Hoje começamos com os incêndios de Classe A.
Este tipo de incêndio tem como combustível um sólido que, na maior parte das vezes, possui fibras, como por exemplo papel, tecido ou folhas. Justamente por isso, costuma deixar cinzas, que são os restos do material sólido que foi queimado.
A melhor forma de apagar este tipo de incêndio é com água. Um exemplo do nosso dia a dia é a atuação dos bombeiros em incêndios residenciais, que quase sempre são incêndios de Classe A: a contenção se faz com mangueiras que jogam jatos de água nas chamas.
Se o fogo for combatido utilizando um extintor de incêndio, a indicação é usar um extintor de água, também chamado de “Classe A”. Como saber se o extintor que você tem é o adequado? Basta ler o que está escrito na etiqueta da embalagem: cada letra se refere a um tipo diferente de incêndio. Se o fogo se origina de madeira, papel, tecidos ou similares, você deve procurar um extintor que tenha a sinalização “A” em sua etiqueta.
Os extintores Classe A tem dupla ação contra o fogo: atuam resfriando o material e também cortando o suprimento de oxigênio. A combinação desses fatores (resfriamento + falta de oxigênio) extingue o fogo de forma rápida e segura.
Além de apagar as chamas, o fato de encharcar e resfriar o objeto também impede que o fogo reacenda. Muitas vezes uma chama apagada apenas pela escassez de oxigênio (por exemplo, um objeto sobre o qual se joga um cobertor) pode pegar fogo novamente quando volta a receber oxigênio.
Assim, o combate a incêndios de Classe A com água ou extintores Classe A é a solução mais segura e eficaz, pois além de debelar as chamas ainda garante que elas não retornem.
Mas, é sempre importante lembrar que estas recomendações valem apenas para incêndios de Classe A, apagar outros tipos de incêndio com água nem sempre é indicado e, em alguns casos, pode até piorar a situação.
Para conhecer mais sobre os outros tipos de incêndio, continue lendo nossos textos!