Florestal

Florestal

Kit Automático de Detecção, Alarme e Combate a Incêndio Argus/Amerex para Veículos Florestais

Florestal

Incêndios em máquinas florestais são mais frequentes do que imaginamos e, via de regra, acarretam sérios prejuízos.

Esses incêndios ocorrem porque as máquinas e veículos utilizados nas atividades florestais operam em condições extremamente severas, em altas temperaturas decorrentes de operações contínuas, em circunstâncias muitas vezes agravadas pelo atrito dos componentes das máquinas e/ou por vazamentos de óleos e combustíveis.

A Argus, em parceria com a Amerex Corporation, tem uma solução eficaz para detectar e extinguir AUTOMATICAMENTE incêndios em veículos off road.

Os Sistemas Argus de Detecção e Combate a Incêndio Veicular são projetados para proteger a vida humana e o equipamento. Isso é obtido graças ao sistema de detecção e supressão automático, que é concebido para reconhecer e extinguir um incêndio em seu início, antes que o mesmo atinja áreas críticas e o operador. Mesmo no caso de um sistema com atuação manual (também disponível), os controles de atuação são posicionados de modo a garantir um acesso rápido e fácil para o operador.

Quando um incêndio se alastra, danos irreparáveis são praticamente certos. A presença de fluídos altamente combustíveis e de materiais inflamáveis (pneus, mangueiras, selos, isolação elétrica, etc) podem criar um desastre em questão de minutos. Por causa do calor intenso e do perigo de explosão, todo e qualquer esforço no sentido de combater o incêndio ficará bastante prejudicado e a destruição total do veículo será bastante provável.

Os Sistemas Argus de Detecção e Combate a Incêndio Veicular suprimem o incêndio no seu estágio inicial, antes que o fogo se estabeleça e se espalhe para áreas críticas. Como resultado, os danos serão limitados e as pessoas envolvidas no processo no processo, salvaguardadas.

Kit de Supressão a Incêndio Argus/Amerex por Agente Pó Químico Seco para proteção de Veículos Florestais

Os sistemas com agente químico seco Argus/Amerex têm sido há muito tempo o padrão da indústria para a extinção de incêndio em veículos off road;

O agente químico seco é muito eficaz devido à sua facilidade de fluir até obstruções e áreas ocultas, onde os incêndios começam. Os agentes à base de água não chegam a essas áreas, permitindo que o incêndio aumente e se espalhe;

O agente químico seco fornece a maior rapidez na extinção de um incêndio do que qualquer agente extintor de incêndio do mercado, reduzindo a quantidade de danos provocados pelo incêndio;

Nosso sistema trabalha com Cilindros de Agente Extintor com Pressurização Direta, verticais ou horizontais, que descarregam o agente químico seco para taxas de fluxo de difusor predeterminadas;

Nossos engenheiros e técnicos são capacitados pela Amerex nos EUA em projeto, design, instalação, operação, manutenção e recarga, trabalhando com arquitetura adequada às necessidades de cada cliente.

Mineração

Vantagens do Kit de Supressão a Incêndio Argus/Amerex para proteção de Veículos Florestais

Florestal
  • Detecção e Supressão Automática: a detecção e a supressão do Kit de Combate a Incêndio Argus/Amerex para Veículos Florestais é automática. Ela é realizada por sensores de temperatura, que detectam um princípio de incêndio e informam ao painel de controle. Este, por sua vez, gera alarmes sonoros e visuais para alertar o operador da máquina e, automaticamente, envia um sinal de comando elétrico para desencadear a descarga do agente extintor nas áreas críticas da máquina (pré-determinadas em projeto), protegendo assim as pessoas e os equipamentos.
  • Outra vantagem do Kit de Combate a Incêndio Argus/Amerex é que o mesmo pode ser atuado automaticamente ou manualmente. Na prática, o kit tem 3 modos de atuação, garantindo maior segurança e possibilitando seu acionamento em diversas situações.
Florestal
  • Agente Extintor de maior qualidade: a Argus utiliza o agente extintor para combate a incêndio AMEREX ABC MULTI-PURPOSE DRY CHEMICAL, que é um pó químico seco do tipo ABC, à base de fosfato monoamônico, em concentração superior a 94%. Somente a utilização de agentes extintores de qualidade e nas concentrações adequadas podem garantir a eficiência de um Kit de supressão a incêndio.
  • Outra grande vantagem é o Cilindro de Agente Extintor pressurizado com manômetro indicador de pressão. O agente extintor químico seco não tem a possibilidade de ficar exposto à umidade, evitando assim sua compactação/aglutinação/petrificação, facilitando sua saída para áreas críticas da máquina.
  • Cilindro de Nitrogênio com manômetro indicador de pressão que evita sua pesagem/manutenção em um espaço reduzido de tempo.

Kit de Supressão a Incêndio Argus/Amerex por Duplo Agente Dry-ICS para proteção de Veículos Florestais

  • O Sistema de Supressão por Duplo Agente Argus/Amerex Dry-ICS fornece a melhor proteção possível contra incêndio combinando o rápido poder de extinção do agente químico seco com o efeito de resfriamento do agente líquido ICS.
  • O Sistema de Supressão por Duplo Agente Argus/Amerex Dry-ICS é projetado para descarregar simultaneamente ou com um atraso de tempo entre o Pó químico seco e o agente líquido ICE desencadeando uma descarga prolongada para veículos de grande porte.
  • O sistema Dry-ICS atende aos requisito de agente duplo da NFPA 122 12.3.6.1.1 para equipamentos com sistemas hidráulicos maiores que 150 galões (aprox. 567 litros).
Mineração

Kit de Supressão a Incêndio Argus/Amerex por Duplo Agente Dry-ICS para proteção de Veículos Florestais

Mineração
  • Você sabia?

    Os Painéis de Controle Argus/Amerex têm retardos de descarga programáveis de 0 a 15 segundos em incrementos de 5 segundos.

  • Você sabia?

    Os Cilindros de Agente Extintor com Pressurização Indireta precisam inspeção semestral. O Padrão NFPA17 da Associação Nacional de Proteção contra Incêndio declara: "Se houver evidência de petrificação/aglutinação, o pó químico seco deve ser descartado". "Os Cilindros de Agente Extintor com Pressurização Direta não precisam exame semestral, mas pelo menos a cada 6 anos”.


SERVIÇOS QUE A ARGUS REALIZA EM PARCERIA COM O CLIENTE:

  • Análise dos riscos envolvidos para os equipamentos e para o meio ambiente;
  • Equipe qualificada para elaboração de Projetos segundo as normas da NFPA* (National Fire Protection Association) – EUA;
  • Instalação do Kit Argus/Amerex de Supressão de Incêndio aprovados com as certificações FM (Factory Mutual Global) – EUA, CE (Conformité Européene) – EU e SP (Science Partner) - Sweden;
  • Documentação com Memorial Descritivo, Manual de Operação, Manual de Inspeção e Manutenção, Relatório de Entrega Técnica e Relatório Fotográfico do sistema anti-incêndio;
  • Treinamentos de operação, inspeção e manutenção com relação ao funcionamento do kit e dos equipamentos de combate a incêndio;
  • Testes do Kit de Combate a Incêndio Argus/Amerex nos Veículos Off Road;
  • Estoque elevado de peças para reposição imediata;
  • Acompanhamento de pós-vendas e serviços de inspeção e manutenção;
  • Análise da causa raiz da cada princípio de incêndio, objetivando eliminá-las e reduzir as paradas da produção;
  • Recarga de cilindros de agente extintor e cilindros de nitrogênio.

Características do Kit

O Kit de Combate a Incêndio Argus para Veículos Off Road é projetado para avisar o operador e eliminar o fogo automaticamente, de forma rápida e eficiente. O kit evita que o incêndio progrida e se espalhe para áreas altamente inflamáveis, como por exemplo, para o motor.

Componentes do Kit

  • Painel de controle
      • O Kit de Combate a Incêndio Argus/Amerex para Veículos Florestais é constantemente monitorado por um painel de controle, que se comunica com o operador do veículo através de leds indicadores de status e alarmes sonoros. Os painéis de controle são robustos e projetados especificamente para serem compatíveis com as condições agressivas de trabalho dos veículos a serem protegidos.
      • O Painéis de Controle da Série 17 possuem zona única de Detecção e Supressão, proteção 24 horas com bateria reserva, led’s indicadores de status e diagnóstico para fácil resolução de problemas e relés de descarga e alarme programáveis.
      • Os Painéis de Controle SafetyNet possuem capacidade para adicionar zonas de detecção e supressão, permite a gravação dos últimos 4000 logs de eventos com hora e data do registro para fácil solução de problemas e investigação de incidentes, possuem o modo TAM - Teste Automático de Manutenção com o qual se reduz significativamente o tempo de manutenção do equipamento e suporta detecção de gás natural e detectores de chamas infravermelhos para combinação com os sistemas de detecção de incêndio padrão.
      • E por último, os Painéis de Controle SA2Z que possuem duas zonas independentes de detecção e supressão, fonte de alimentação de bateria independente, gravação dos 100 logs de eventos com hora e data do registro para fácil solução de problemas e investigação de incidentes e acionador manual integrada no painel.
      • Todos são aprovados FM para utilização em Kits de Combate a Incêndio para Veículos Off Road Argus/Amerex.
      Florestal
  • Redes de detecção
    • A detecção do incêndio pode ser feita por cabos sensores lineares, detectores térmicos pontuais ou detectores de gases. Qualquer combinação pode ser utilizada conforme necessidade do cliente. O Cabo Sensor Linear de Temperatura pode ser fornecido com ou sem cobertura por um espiral de aço inoxidável exterior, cuja função é proteger o cabo sensor contra abrasão e choques mecânicos. Conectores instalados de fábrica permitem maior confiabilidade e facilidade de manutenção.

      Florestal

      Detectores pontuais de calor estão disponíveis em três diferentes configurações de temperatura predefinidas para maior flexibilidade; fornece rapidez na detecção e ativação do Kit. Conectores instalados de fábrica permitem maior confiabilidade e facilidade de manutenção.

  • Acionador manual elétrico
    • O Acionador Manual Elétrico tem como função permitir que o operador da máquina consiga do interior da cabine acionar manualmente o Kit de Combate a Incêndio Argus/Amerex para Veículos Florestais, nas situações em que o operador perceba um princípio de incêndio antecipadamente a operação do cabo sensor linear de temperatura. O Acionador Manual Elétrico é instalado em local de fácil acesso pelo operador.

      Florestal
  • Cilíndros de agente extintor
    • Os cilindros com agente extintor do Kit de Combate a Incêndio Argus/Amerex para Veículos Florestais fornecido pela ARGUS, são fabricados com materiais da mais alta qualidade. Os cilindros são construídos em aço, protegidos com primer epóxi com acabamento em poliuretano, o que lhe confere uma excelente resistência à corrosão, sendo os mesmos aprovados FM, CE e SP.

      A pressurização do cilindro do agente extintor a 350 PSI evita a compactação (petrificação) do pó químico seco no interior do cilindro, facilitando sua saída para áreas críticas da máquina, quando da operação do kit. Além de evitar a compactação do agente extintor, a pressurização evita a utilização de um cilindro auxiliar de nitrogênio expelente. Os cilindros estão disponíveis em diversos formatos, tamanhos e capacidades para melhor adequação à arquitetura do veículo.

      Colhedoras
      Colhedoras

      Família Cilindros Pó Químico Seco
  • Agente extintor
    • O agente extintor utilizado para o combate a incêndios em veículos off road é o pó químico seco em suspensão, com concentração de fosfato monoamônico maior que 94%, para riscos ABC. No mercado nacional existem Pós ABC onde as concentrações de fosfato monoamônico são variáveis a partir 55%; quanto maior a concentração de fosfato monoamônico (pó ABC), maior é a sua eficiência no combate ao princípio de incêndio.

      A validade do Agente Extintor Pó Químico Seco ABC 94/95% da Amerex é de 12 (doze) anos.

      Florestal
      Florestal

  • Redes de distribuição e difusores de pó
    • O agente supressor pó químico seco ABC (fosfato monoamônico) é conduzido até os difusores de pó através de mangueiras flexíveis com características técnicas apropriadas à aplicação em questão, o que facilita a sua manutenção comparada com tubos rígidos galvanizados. As mangueiras possuem diâmetros e comprimentos definidos em função da arquitetura do Kit de Combate a Incêndio Argus/Amerex para Veículos Florestais projetado.

      Os Difusores são fabricados em bronze e dotados de um cap de proteção confeccionado em borracha especial, que tem como função inibir a obstrução do orifício de saída do pó em decorrência de agentes externos (detritos, insetos, etc).

      Florestal

  • Atuador manual pneumático e cilíndro de nitrogênio
    • O Acionador Manual Pneumático tem como função permitir o disparo manual do Kit de Combate a Incêndio Argus/Amerex para Veículos Florestais nas ocorrências em que o operador estiver do lado externo da máquina (ao nível do solo) e perceber um princípio de incêndio, antecipadamente a operação do cabo sensor linear de temperatura. O Acionador Manual Pneumático é instalado junto ao Cilindro de Nitrogênio a uma altura de aproximadamente 1,20m acima do solo, em local de fácil acesso para o operador.

      O Cilindro de Nitrogênio fornecido pela ARGUS é dotado de um manômetro, que permite a identificação do nível de pressão no interior do mesmo, dispensando assim a necessidade de pesá-lo quando das inspeções periódicas recomendas por Norma. O cilindro é aprovado FM, CE e SP.

      Colhedoras


Testes

  • Teste de Acionamento do Kit Automático de Detecção, Alarme e Combate a Incêndio Argus/Amerex;
  • Teste de Descarga do Kit Automático de Detecção, Alarme e Combate a Incêndio Argus/Amerex;
  • Teste de Descarga do Kit Automático de Detecção, Alarme e Combate a Incêndio Argus/Amerex com descarga de pó ABC (opcional).