Kit Automático de Detecção, Alarme e Combate a Incêndio para Colhedoras de Cana e Colheitadeiras Argus/Amerex



A preocupação com a prevenção e extinção de incêndios em colhedoras de cana e colheitadeiras aumentou muito com o advento da mecanização das colheitas.
A razão é simples: incêndios em colhedoras e colheitadeiras são muito frequentes!
A combinação de materiais combustíveis, presente no ambiente e nas próprias máquinas (palha, grãos, óleo diesel, óleo hidráulico, etc), associada às diversas fontes de ignição disponíveis (alta temperatura das tubulações e do motor, curto-circuitos em cabos elétricos, atrito de partes metálicas, etc) proporciona um ambiente altamente propício a incêndios, em geral, com graves consequências, dentre elas:
- Acidentes com as pessoas envolvidas no processo de colheita mecanizada.
- Perda parcial ou total das máquinas.
- Interrupção da produção.
- E, não menos importante, degradação do meio ambiente.

A Argus, em parceria com a Amerex Corporation, tem uma solução eficaz para detectar e extinguir AUTOMATICAMENTE incêndios em colhedoras de cana e colheitadeiras, sendo que somos altamente qualificados em identificar e analisar os riscos de incêndio.
Nossos engenheiros e técnicos são capacitados pela Amerex nos EUA em projeto, design, instalação, operação, manutenção e recarga, trabalhando com arquitetura adequada às necessidades de cada cliente.
Nos últimos anos a Argus tem instalado centenas de Kits de Supressão de Incêndio em colhedoras, reduzindo as perdas por incêndio em 100%.
Vantagens do Kit de Supressão a Incêndio Argus/Amerex para proteção de Colhedoras de Cana e Colheitadeiras.

- Detecção e Supressão Automática: a detecção e a supressão do Kit de Combate a Incêndio Argus/Amerex para Máquinas Agrícolas é automática. Ela é realizada por sensores de temperatura, que detectam um princípio de incêndio e informam ao painel de controle. Este, por sua vez, gera alarmes sonoros e visuais para alertar o operador da máquina e, automaticamente, envia um sinal de comando elétrico para desencadear a descarga do agente extintor nas áreas críticas da máquina (pré-determinadas em projeto), protegendo assim as pessoas e os equipamentos.
- Outra vantagem do Kit de Combate a Incêndio Argus/Amerex é que o mesmo pode ser atuado automaticamente ou manualmente. Na prática, o kit tem 3 modos de atuação, garantindo maior segurança e possibilitando seu acionamento em diversas situações.

- Agente Extintor de maior qualidade: a Argus utiliza o agente extintor para combate a incêndio AMEREX ABC MULTI-PURPOSE DRY CHEMICAL, que é um pó químico seco do tipo ABC, à base de fosfato monoamônico, em concentração superior a 94%. Somente a utilização de agentes extintores de qualidade e nas concentrações adequadas podem garantir a eficiência de um Kit de supressão a incêndio.
- Outra grande vantagem é o Cilindro de Agente Extintor pressurizado com manômetro indicador de pressão. O agente extintor químico seco não tem a possibilidade de ficar exposto à umidade, evitando assim sua compactação/aglutinação/petrificação, facilitando sua saída para áreas críticas da máquina.
- Cilindro de Nitrogênio com manômetro indicador de pressão que evita sua pesagem/manutenção em um espaço reduzido de tempo.
SERVIÇOS QUE A ARGUS REALIZA EM PARCERIA COM O CLIENTE:
- Análise dos riscos envolvidos para as máquinas e para o meio ambiente;
- Equipe qualificada para elaboração de Projetos segundo as normas da NFPA* (National Fire Protection Association) – EUA;
- Instalação do Kit Argus/Amerex de Supressão de Incêndio aprovados com as certificações FM (Factory Mutual Global) – EUA, CE (Conformité Européene) – EU e SP (Science Partner) - Sweden;
- Documentação com Memorial Descritivo, Manual de Operação, Manual de Inspeção e Manutenção, Relatório de Entrega Técnica e Relatório Fotográfico do sistema anti-incêndio;
- Treinamentos de operação, inspeção e manutenção com relação ao funcionamento do kit e dos equipamentos de combate a incêndio;
- Testes do Kit de Combate a Incêndio Argus/Amerex nas colhedoras de cana e colheitadeiras;
- Estoque elevado de peças para reposição imediata;
- Acompanhamento de pós-vendas e serviços de inspeção e manutenção durante a safra;
- Análise da causa raiz da cada princípio de incêndio, objetivando eliminá-las e reduzir as paradas da produção;
- Recarga de cilindros de agente extintor e cilindros de nitrogênio.
Características do Kit
O Kit de Combate a Incêndio para Colhedoras de Cana e Colheitadeiras Argus/Amerex é projetado para avisar o operador e eliminar o fogo automaticamente, de forma rápida e eficiente. O kit evita que o incêndio progrida e se espalhe para áreas altamente inflamáveis, como por exemplo, para o motor da colhedora de cana e colheitadeira.
Como resultado, temos as seguintes vantagens:
- Salvaguardar vidas;
- Os danos são limitados;
- A paralisação das máquinas é reduzida ao mínimo;
- O investimento torna-se extremamente rentável.
O Kit de Combate a Incêndio para Colhedoras de Cana e Colheitadeiras Argus/Amerex é fabricado pela empresa americana Amerex, uma das principais empresas no segmento de equipamentos de proteção e combate a incêndio no mundo.
Componentes do Kit
-
Painel de controle
-
O Kit de Combate a Incêndio para Colhedoras de Cana e Colheitadeiras Argus/Amerex é constantemente monitorado por um painel de controle, que se comunica com o operador do veículo através de leds indicadores de status e alarmes sonoros. O painel de controle se conecta a rede de detecção e supressão do Kit de Combate a Incêndio para Colhedoras de Cana e Colheitadeiras Argus/Amerex por meio de conectores modulares AMG codificados por cores, o que facilita sua manutenção. O Painel Modular de Controle III é robusto e projetado especificamente para ser compatível com as condições agressivas de trabalho do veículo a ser protegido. O Painel Modular de Controle III é aprovado FM, CE e SP, para utilização em Kits de Combate a Incêndio para Colhedoras de Cana e Colheitadeiras Argus/Amerex.
-
-
Redes de detecção
-
A detecção do incêndio pode ser feita por cabos sensores lineares, detectores térmicos fixos ou detectores de gases. Qualquer combinação pode ser utilizada conforme necessidade do cliente. O Cabo Sensor Linear de Temperatura pode ser fornecido com ou sem cobertura por um espiral de aço inoxidável exterior, cuja função é proteger o cabo sensor contra abrasão e choques mecânicos.
-
-
Acionador manual elétrico
-
O Acionador Manual Elétrico tem como função permitir que o operador da máquina consiga do interior da cabine acionar manualmente o Kit de Combate a Incêndio para Colhedoras de Cana e Colheitadeiras Argus/Amerex, nas situações em que o operador perceba um princípio de incêndio antecipadamente a operação do cabo sensor linear de temperatura. O Acionador Manual Elétrico é instalado em local de fácil acesso pelo operador.
-
-
Cilíndros de agente extintor
-
Os cilindros com agente extintor do Kit de Combate a Incêndio para Colhedoras de Cana e Colheitadeiras Argus/Amerex fornecido pela ARGUS, são fabricados com materiais da mais alta qualidade. Os cilindros são construídos em aço, protegidos com primer epóxi com acabamento em poliuretano, o que lhe confere uma excelente resistência à corrosão, sendo os mesmos aprovados FM, CE e SP.
A pressurização do cilindro do agente extintor a 350 PSI evita a compactação (petrificação) do pó químico seco no interior do cilindro, facilitando sua saída para áreas críticas da máquina, quando da operação do kit. Além de evitar a compactação do agente extintor, a pressurização evita a utilização de um cilindro auxiliar de nitrogênio expelente. Os cilindros estão disponíveis em diversos formatos, tamanhos e capacidades para melhor adequação à arquitetura do veículo.
-
-
Agente extintor
-
O agente extintor utilizado para o combate a incêndios em colhedoras de cana e colheitadeiras é o pó químico seco em suspensão, com concentração de fosfato monoamônico maior que 94%, para riscos ABC. No mercado nacional existem Pós ABC onde as concentrações de fosfato monoamônico são variáveis a partir 55%; quanto maior a concentração de fosfato monoamônico (pó ABC), maior é a sua eficiência no combate ao princípio de incêndio.
A validade do Agente Extintor Pó Químico Seco ABC 94/95% da Amerex é de 12 (doze) anos.
-
-
Redes de distribuição e difusores de pó
-
O agente supressor pó químico seco ABC (fosfato monoamônico) é conduzido até os difusores de pó através de mangueiras flexíveis com características técnicas apropriadas à aplicação em questão, o que facilita a sua manutenção comparada com tubos rígidos galvanizados. As mangueiras possuem diâmetros e comprimentos definidos em função da arquitetura do Kit de Combate a Incêndio para Colhedoras de Cana Argus/Amerex projetado.
Os Difusores são fabricados em bronze e dotados de um cap de proteção confeccionado em borracha especial, que tem como função inibir a obstrução do orifício de saída do pó em decorrência de agentes externos (detritos, insetos, etc).
-
-
Atuador manual pneumático e cilíndro de nitrogênio
-
O Acionador Manual Pneumático tem como função permitir o disparo manual do Kit de Combate a Incêndio para Colhedoras de Cana e Colheitadeiras Argus/Amerex nas ocorrências em que o operador estiver do lado externo da máquina (ao nível do solo) e perceber um princípio de incêndio, antecipadamente a operação do cabo sensor linear de temperatura. O Acionador Manual Pneumático é instalado junto ao Cilindro de Nitrogênio a uma altura de aproximadamente 1,20m acima do solo, em local de fácil acesso para o operador.
O Cilindro de Nitrogênio fornecido pela ARGUS é dotado de um manômetro, que permite a identificação do nível de pressão no interior do mesmo, dispensando assim a necessidade de pesá-lo quando das inspeções periódicas recomendas por Norma. O cilindro é aprovado FM, CE e SP.
-