Argus e Honeywell Analytics: uma linha completa de detectores de gás e chama de ponto fixo e tecnologias de detecção

A Argus comercializa uma linha completa de detectores de gás e chama, constantemente aprimorada para aplicações industriais. Esses detectores são fabricados pela Honeywell Analytics, especialista mundial em detecção de gás e tecnologias de detecção, que desenvolveu uma linha completa de detectores de chamas e gás de ponto fixo, controladores e acessórios capazes de oferecer a melhor proteção contra ameaças de gases tóxicos e inflamáveis.
A Honeywell Analytics tem décadas de experiência e um compromisso com a inovação, garantindo que cada um de seus produtos seja fabricado com os mais altos padrões de qualidade e confiabilidade. O resultado é proteção total para pessoas, propriedades e processos — nas condições mais severas e nos ambientes mais extremos.

Detectores de Chama
A chama é a queima visível ou invisível de gases produzidos por um fogo. Os detectores de chama são dispositivos de linha visada que geram um sinal de alarme quando expostos à energia radiante da chama. Como esta energia radiante viaja na velocidade da luz, os detectores de chama tem potencial para serem de ação extremamente rápida.
Detectores de chama, dada as suas potencialidades de detecção rápida, são em geral usados onde existe um risco significativo, como áreas de armazenamento e transferência de combustível, áreas de processamento industrial e em situações onde podem ocorrer explosões ou fogos de progressão muito rápida.
Os detectores de chama são classificados em: detectores ultravioleta – UV, os detectores de infravermelho – IR e ainda os detectores de cintilação de chamas e fotoelétricos.
Detectores de Gás
O detector de gás serve para medir e indicar a concentração de determinados gases no ar, através de diferentes tecnologias. Normalmente, é empregado para impedir a exposição a substâncias tóxicas e incêndio. Eles são fabricados como unidades portáteis ou estacionárias (fixas) e servem para indicar os níveis de gases através de uma série de indicadores visíveis ou audíveis, como alarmes, luzes ou uma combinação de sinais. Embora muitas das unidades antigas de detectores de gás padrão fossem originalmente fabricadas para detectar um gás, modernos dispositivos multifuncionais são capazes de detectar vários gases ao mesmo tempo. Alguns detectores podem ser utilizados como unidades individuais para monitorar pequenas áreas de trabalho, ou podem ser combinadas unidades para criar todo um sistema de proteção.
Como detectores de gás medem uma concentração de gás específico, a resposta do sensor serve como ponto de referência ou de escala. Quando a resposta dos sensores ultrapassa um nível pré-determinado, um alarme será ativado para avisar o usuário. Existem vários tipos de detectores disponíveis e a maioria tem a mesma função: monitorar e alertar sobre os níveis de gases perigosos. No entanto, quando se considera o tipo de detector a ser instalado, é útil considerar as diferentes tecnologias de sensores.
Detectores de Gás e suas tecnologias
Os detectores de gás são classificados pelo tipo de gás que detectam: inflamáveis ou tóxicos. Dentro desta ampla classificação eles são agrupados pelo tipo de tecnologia que usam: sensores catalíticos e infravermelhos detectam gases combustíveis e eletroquímicos, e tecnologia de semicondutor de óxido metal geralmente detectam gases tóxicos.
Sensor Catalítico
Quase todos os sensores de detecção de gás combustível modernos, de baixo custo, são do tipo eletrocatalítico. Eles são compostos por um elemento sensor muito pequeno geralmente chamado de “reforço”.
Este tipo de sensor opera com base no princípio de que quando uma mistura de gás/ar combustível passa pela superfície aquecida do catalisador, a combustão ocorre e o calor aumenta a temperatura do “reforço”. Essa temperatura pode ser medida com a utilização de um termômetro, em um circuito elétrico de ponte comum. A mudança de resistência está, portanto, diretamente relacionada à concentração de gás na atmosfera circundante e pode ser exibida em um medidor ou algum dispositivo indicador semelhante.
A linha completa de detectores
Todos os detectores HONEYWELL ANALYTICS tem alta tecnologia e podem ser instalados em áreas classificadas e processos críticos. A linha é composta de:
-
Detectores de Gases Combustíveis por Infravermelho
-
DATASHEET
Detector de Gás Hidrocarboneto por Infravermelho Modelo SEARCHPOINT OPTIMA PLUS – DOWNLOADHidrocarbonetos (Metano, Etano, Propano, butano, GLP e GN).
-
-
Detectores de Gás Combustível, Tóxicos e Oxigênio
-
DATASHEET
Detector de Gás Inflamável Tóxico e Oxigênio com Transmissor para uso Industrial Modelo SENSE POINT XCD – DOWNLOADNH4, H2S, CL2, SO2, H2, CO etc.
-
-
Detectores de Amônia
-
Transmissor XNX
-
Um transmissor universal para detecção de gás tóxico, oxigênio e combustível, compatível com todas as tecnologias de sensores de gás da Honeywell.
-
-
Detectores de Chama
-
DATASHEET
Detector de Fogo e Chama Multi-Espectro e UV DUAL IR VIS Modelo Fire Sentry FS20X – DOWNLOADTriplo IR, UV/IR e UV.
-